Blogagem Coletiva "Não ao Plágio"‏!

 



A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.

O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.

Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que além do layout do blog, vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.

Plágio 6

As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.

O caso do blog Nossos Romances que teve seu template e textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude.

Um comentário:

Diana Bitten disse...

Fiz esse mesmo comentário em outro blog do "Não ao Plágio", mas para ser solidária ao movimento, irei transcrever:

Nossa, isso é um absurdo realmente.

E o triste é que só essa semana eu já vi três protestos em relação ao mesmo problema!!

Essa pirataria intelectual além de criminosa, na minha opinião é ridícula.

Por que não podem simplesmente exporem suas próprias idéias ou, caso queiram ilustrar com alguma passagem alheia, ou compartilhar alguma informação de outra fonte, porque não citarem a autoria??? Revoltante.

Abraços!

Tecnologia do Blogger.