Dia 31 de julho de 2024 irá sair do catálogo da Netflix uma das obras mais conhecidas de Jane Austen. Orgulho & Preconceito? Não! Persuasão? Também não! Estou falando sobre Razão & Sensibilidade.
"Razão e Sensibilidade" foi o primeiro romance escrito por Jane Austen e publicado anonimamente em 1811. A história gira em torno de duas irmãs, Elinor e Marianne Dashwood, que são forçadas a lidar com a falta de dinheiro após a morte de seu pai, já que naquela época o herdeiro é somente do sexo masculino.
Elinor é uma moça que já passou um pouco da idade de casar e é uma pessoa reservada e racional, que tenta manter suas emoções sob controle em todos os momentos. Já Marianne, por outro lado, é uma moça bonita, jovem, impulsiva e emocional, que vive intensamente cada momento de sua vida e deseja encontrar um grande amor.
Irmãs Dashwood |
As irmãs acabam por se apaixonar por homens diferentes. Elinor se apaixona por Edward Ferrars, um homem de bom coração, mas que possui uma personalidade bastante reservada e que tem um segredo do passado, que o impede de fazer a corte. Marianne, por outro lado, se apaixona por John Willoughby, um homem charmoso e romântico, mas que esconde segredos sombrios e acaba por abandoná-la. Há também o coronel Brandon, um homem mais velho de passado sofrido, que se encanta por Marianne, mas não é correspondido.
John Willoughby e Marianne. Edward Ferrars e Elinor |
Ao longo da história vemos como as irmãs enfrentam os desafios do amor e da vida, aprendendo a lidar com a razão e a sensibilidade em momentos distintos de suas jornadas. Ao final, ambas encontram um final feliz, mas de maneiras diferentes, mostrando que a vida é cheia de reviravoltas.
Considerada uma das melhores adaptações, a película de 1995 contou com um elenco de atores consagrados como Emma Thompson, Hugh Grant, Kate Winslet e o já falecido Alan Rickman.
"Razão e Sensibilidade"
é um romance profundo e emocionante, que explora os valores da época em
que foi escrito, seus costumes e que nem tudo é preto no branco. Jane
Austen escreveu uma história que continua a atrair leitores até os dias
de hoje, por conta de sua habilidade em criar personagens realistas e
cativantes.
Se você nunca assistiu, então corra e não perca. Até dia 31. Ou procure em outra plataforma, mas não deixe de assistir essa adaptação para a tela desse clássico inglês de Jane Austen com atuações e paisagens belíssimas.
Trailer do filme:
Obrigado pelo seu comentário!